sábado, 27 de agosto de 2011

Tron – Legacy

Há pouco mais de um mês assiti o filme Tron de 1982, para relembrar e assim me preparar para Tron – Legacy de 2010. O filme do início da década de oitenta possui uma história simples, mas que me encantou na época pelo visual e tema proposto. Lembro-me perfeitamente quando o vi, eu era um adolescente de apenas quatorze anos. Foi uma experiência única ter ido ao cinema com os colegas de colégio. Assistí-lo agora depois de quase trinta anos (incrível como o tempo passa rápido) me fez um tanto quanto saudoso.

Assistindo o filme Tron – Legacy, vejo uma história bem mais elaborada. Um filme mais maduro sendo assistido por um “eu” mais maduro. Assistio-o com meus dois meninos, um de sete e o outro de nove anos. Eles adoraram os jogos com discos e as motos (e quem não gosta?), e sempre ficavam me questionando sobre o “bem” e  “mal” inseridos no filme. Foi uma experiência interessante assistir com eles. Fizeram muitas perguntas interessantes. A propósito, foram eles que escolheram a imagem para este post.

Não vou me ater ao visual maravilhoso do filme, mas sim a alguns pontos interessantes. O primeiro é sobre o relacionamento pai e filho. Muitas vezes nós como pais não percebemos o quão importante é nosso relacionamento para com nossos filhos, e a extensão do tempo que despendemos para com eles, seja de boa ou má qualidade, perdurará por toda sua vida, tendo uma forte influência em seu caráter. Nosso exemplo é o mais incisivo, mas apenas isto não nos priva da responsabilidade em ensinar e corrigir conforme a ocasião.

Outro fator que percebi é sobre o valor que realmente percebemos nas pessoas e se estamos dispostos a ajudar os semelhantes a alcançar seu potencial. Muitas vezes julgamos o ser atual e assim não visualizamos o que pode vir a tornar-se.

Um tema que foi abordado explicitamente de forma elegante e suave é o fato de que quando algo se mostra diferente logo é encarado como uma ameaça, e sendo tal “diferente” percebido com grande potencial, o mesmo é eliminado antes que se torne algo verdadeiro. Nossa história está repleta de massacres e genocídios.

A tecnologia trouxe benefícios e malefícios para a humanidade, a meu ver muito mais benefícios, depende de como a utilizemos. A ganância humana sempre foi o fator negativo em qualquer aspecto, e no mundo globalizado e capitalista de hoje as necessidades criadas e impostas de forma massiva tornou o “ter” muito mais importante do que o “ser”.

O filme Tron – Legacy e um ótimo entretenimento, tanto para aqueles que querem apenas momentos de descontração, assim como para os que gostam de ponderar um pouco mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário