domingo, 28 de agosto de 2011

Vivendo de Inventar

No sábado dia 23 de julho de 2011, passei o dia todo no curso “Vivendo de Inventar” com o escritor André Vianco. Foi algo muito instrutivo para mim que quero ingressar profissinalmente no ramo literário, mais especificamente na área de ficção científica e fantasia.

André Vianco compartilhou conosco sua experiência de mais de uma década como escritor profissional.

Também tivemos a presença de Ednei, editor da Livrus Editora, falando um pouco sobre o mercado editorial atual. Algo muito interessante em sua apresentação foi sobre dois pontos chaves que fazem com que a obra de um escritor possa ser lida na íntegra por um editor: o título do livro e a primeira página (Vianco dedicou uma etapa do curso apenas para tratar em como fazer esta primeira página).

O terror dos escritores, o ferrenho crítico literário Tibor Moricz, compartilhou conosco a importância da análise crítica por um profissional. Nós que participamos do curso teremos um preço especial com ele. Tive o privilégio de caminhar um pouco com ele ao término do curso; pegamos o metrô juntos e ele me incentivou a continuar participando de coletâneas, pois comentei que provavelmente não escreveria mais contos para me dedicar a meu livro. Disse que tais participações fazem com que eu tenha uma certa projeção.

O primeiro tópico que o André tratou no curso, o qual para mim foi algo totalmente novo, foi o fato de que, para impressionar um editor e fazer com que leia sua obra por completo e assim poder decidir se irá ou não publicá-la, primeiro ele deve gostar do título do livro, senão nem lerá mais nada. Pode parecer algo injusto, mas devido à grande quantidade de originais que as editoras recebem diariamente, este se tornou um ponto de corte. Passando então pela etapa do título, o editor lerá a primeira página. Gostando, continuará a leitura, caso contrário... você já sabe. Nesta etapa o André deu uma grande ênfase, dizendo que precisamos criar uma primeira página arrebatadora. Tal página deve despertar uma curiosidade extrema no leitor.

De tudo que foi ensinado gostaria de comentar apenas mais dois tópicos abordados que me ajudaram muito. Foi nos ensinado que devemos fazer uma biografia completa de nossos personagens principais. Tal biografia deve ser minuciosa em cada etapada da vida do protagonista e antagonista, inclusive com a biografia dos pais e irmãos e em muitos casos, até dos avós. Isto fará com que, no desenrolar da história, o personagem se torne mais real em suas atitudes e decisões.

Como todos sabem os escritores eventualmente passam por bloqueios, momentos em que não conseguem dar andamento em suas histórias. É algo frustante. O André nos deu a dica para quando isto ocorrer, devemos parar o que estamos escrevendo e começar algo novo. Uma nova história.

Além do excelente curso, conheci muita gente já envolvida no mundo literário. Almocei com o Wellington Bruno e com o Francisco Medina, que lançou seu livro A Fada e o Bruxo na FANTASTICON 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário