terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Universo Robô: Inteligências Artificiais

Dando continuidade ao lançamento do Selo Spartacus da All Print Editora, meu amigo Daniel Borba divulgou ontem através de seu blog a capa do Universo Robô: Inteligências Artificiais, coletânea que está organizando juntamente com meu outro amigo Ademir Pascale, o qual também já divulgou em seu blog.

Tive o prazer de poder desenvolver esta capa. Gostei muito do resultado final e foi divertido fazê-la principalmente por poder conhecer um artista super "gente boa". Gostaria de deixar expresso aqui minha gratidão ao artista italiano Lino Masciulli que tão gentilmente autorizou a utilização da imagem da android para esta capa. O trabalho dele é excelente, convido todos a visitarem seu site.


Utilizando as palavras do Daniel em seu blog:
A palavra “robô” tem origem na palavra checa Robota, que significa “trabalho forçado”. Foi usada pela primeira vez numa peça de teatro, R.U.R.,  escrita por Karel Capek e apresentada pela primeira vez em 1921. Na peça, havia um autômato que era capaz de realizar qualquer tarefa no lugar de um humano. O termo ficou mais popular com Isaac Asimov, que definiu as Leis da Robótica e escreveu diversas histórias num universo onde os robôs sempre desempenharam importantes funções.
Desde então, os robôs são praticamente figuras obrigatórias em histórias de ficção científica ambientadas no futuro, seja para realizar trabalhos pesados, seja para auxiliar o homem a sair de situações perigosas ou simplesmente resolver problemas matemáticos. De simples autômatos pré-programados a seres avançados equipados com inteligência artificial, os robôs vem gradativamente deixando as páginas da ficção científica e começam a habitar o mundo real, fazendo parte do nosso cotidiano e transformando o nosso presente em futuro.
Em Universo Robô: Inteligências Artificiais, espero contar com a criatividade e inventividade dos nossos autores, e mostrar aos leitores até onde a tecnologia pode nos levar.,
Até o natal anunciarei a coletânea que irei organizar junto com o Ademir Pacale, fechando assim a trilogia de lançamento do Selo Spartacus, mas outras virão 2012. Espero que gostem e que possamos descobrir novos talentos literários

Nenhum comentário:

Postar um comentário